YiiMa. (Des)Construção da Memória

YiiMa. (Des)Construção da Memória
Exposição temporária
Autor(es): 
YiiMa - Ung Vai Meng & Chan Hin Io
Inauguração: 
06 Nov 2019 - 19h
07/11/2019
- 09/02/2020
Piso: 
0
YiiMa. (Des)Construção da Memória
Exposição temporária
Autor(es): 
YiiMa - Ung Vai Meng & Chan Hin Io
Inauguração: 
06 Nov 2019 - 19h
07/11/2019
- 09/02/2020
Piso: 
0
Corpo de texto: 

RESGATAR O ESQUECIMENTO


“(Des)Construção da Memória”, de Ung Vai Meng e Chan Hin Io (agora agrupados no colectivo YiiMa), não regista a memória de um tempo linear e cronológico. Não é, tão-pouco, o desfilar de uma memória construída a partir de factos sistematizados, que permita revisitar a história de modo estruturado ou científico. É, antes, uma forma de os artistas olharem livremente o passado, confortavelmente instalados no presente.
À imagem de Goofus, de Jorge Luis Borges, esse fantástico “pássaro que constrói o ninho ao contrário e voa para trás, porque não lhe importa aonde vai, mas sim onde esteve”, ou de onde vem, esta exposição é uma descoberta de sinais que foram sendo deixados, algumas vezes esquecidos, e que só uma viagem retrospectiva permite que sejam lembrados e reinterpretados.
Ung Vai Meng e Chan Hin Io são dois artistas que, através do colectivo YiiMa, assumiram a missão de resgatar o esquecimento, afastando a poeira que o tempo inexoravelmente vai depositando nos marcos do passado. Fazem-no através da acção artística e beneficiando de um vasto conhecimento da história e da cultura oriental e ocidental. É por isso, e para que não se perca a riqueza do passado recente, ou até do mais distante, que o seu trabalho é importante e merece reconhecimento.
Estes dois artistas têm vindo a contribuir para mostrar a identidade de Macau a partir da (Des)Construção da Memória, aceitando que a multiculturalidade é uma riqueza e não uma entropia. E, desse modo, estão a contribuir para vencer o esquecimento e a libertar o pássaro Goofus do seu destino trágico, permitindo-lhe voar “para a frente”, de modo a que possa chegar a um lugar que, de outro modo, nunca poderia aspirar a conhecer…
João Miguel Barros, curador da exposição
(Excerto do texto curatorial publicado no catálogo da exposição)

 



YiiMa. (Des)Construção da Memória
7.11.2019 - 9.2.2020
Piso 0 - Museu Coleção Berardo, Lisboa
Imagem:
YiiMa, Casa da Família Au, Macau / Fotografia a cores