Yuri Dojc & Katya Krausova. Last Folio

Yuri Dojc & Katya Krausova. Last Folio
Exposição temporária
Autor(es): 
Yuri Dojc
Katya Krausova
Inauguração: 
27 Jan 2022 - 17h
27/01/2022
- 29/05/2022
Piso: 
-1
Curadoria: 
Katya Krausova
Yuri Dojc & Katya Krausova. Last Folio
Exposição temporária
Autor(es): 
Yuri Dojc
Katya Krausova
Inauguração: 
27 Jan 2022 - 17h
27/01/2022
- 29/05/2022
Piso: 
-1
Curadoria: 
Katya Krausova
Corpo de texto: 

«A forma mais eficaz de destruir as pessoas é negar e suprimir o seu próprio entendimento da sua história.»
George Orwell

Yuri Dojc e Katya Krausova nasceram ambos na antiga Checoslováquia, tendo emigrado ainda jovens para o Canadá e a Inglaterra, respetivamente, por razões políticas, quando em 1968 o seu país de nascença foi invadido pelas tropas soviéticas, que puseram fim ao sonho da chamada Primavera de Praga e consequentemente à democratização daquele território.

Quando iniciaram este projeto, Yuri Dojc era um fotógrafo consagrado pelos seus retratos de judeus sobreviventes do Holocausto, e Katya Krausova era uma cineasta de sucesso. Viviam há quase 40 anos fora do seu país. Os seus destinos cruzaram-se pelo seu interesse comum em aprofundar a história da Checoslováquia. Juntos desde 2005, viajaram durante dez anos por uma Eslováquia arrasada pela guerra à procura das memórias dos judeus sobreviventes do Holocausto, das suas raízes e das suas identidades, numa tentativa de resgatar a cultura histórica judaica.
As imagens que se apresentam em Last Folio são o resultado do seu trabalho, o último testemunho de uma cultura, da história de um povo — uma história que foi brutalmente interrompida quando das deportações para os campos de concentração, em 1942. São imagens únicas pela sua autenticidade e intensidade, tão belas quanto trágicas, de ruínas de escolas, de sinagogas, de livros e de objetos. A exposição inclui ainda um conjunto de retratos contemporâneos de sobreviventes do Holocausto e um filme que, de uma forma poética, nos tocam e testemunham as cicatrizes da tragédia nazista e da destruição da cultura judaica.

Last Folio é sem dúvida uma experiência dolorosa e profunda, um espaço que expõe a destruição cultural de uma civilização, um espaço de meditação que nos obriga a reagir, a refletir, a questionar o mundo em que vivemos, onde muitos ainda não têm voz, e a exigir que a liberdade e a tolerância sejam os valores fundamentais do século XXI. Cabe a cada um de nós ter a vontade e a capacidade para concretizar esta mudança.

Curadoria de Katya Krausova.

Exposição patente até: 29/05/2022.

Imagem: © Yuri Dojc.

Last Folio, website oficial.


Inauguração: Quinta-feira, 27 de janeiro, das 17h00 às 19h00, com entrada livre. Saiba mais aqui


VISITAS ORIENTADAS 

Estão programadas visitas orientadas à exposição nos dias 29 de janeiro;  12 de fevereiro; 12 de março; 9 de abril e 28 de maio, às 16 horas. 

A primeira visita, de dia 29 de janeiro, será conduzida pela curadora, Katya Krausova, em inglês e com inscrição prévia


ATIVIDADE CONTÍNUA 

«Que memórias cabem num livro?»

A exposição «Last Folio» parte da premissa de que é necessária a preservação tanto da memória coletiva como da individual para que construamos um futuro melhor. Sendo o livro o guardador de memórias e emoções por excelência, construiremos nesta atividade contínua um livro coletivo com as memórias de cada um. O que nos lembramos da infância? Que acontecimentos nos marcaram? O que queremos deixar para memória futura?

Para todas as idades
Sábados e Domingos das 15:00 às 18:00
Sem inscrição prévia | Participação gratuita. Saiba mais aqui.


Comprar Bilhete 


Esta exposição foi possível graças a:

Embaixada da República Eslovaca em Lisboa
Embaixada de Israel em Portugal
Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa
Embaixada do Canadá em Portugal
Epson
Blue Crow