Yuri Dojc & Katya Krausova. Last Folio
«A forma mais eficaz de destruir as pessoas é negar e suprimir o seu próprio entendimento da sua história.»
George Orwell
Yuri Dojc e Katya Krausova nasceram ambos na antiga Checoslováquia, tendo emigrado ainda jovens para o Canadá e a Inglaterra, respetivamente, por razões políticas, quando em 1968 o seu país de nascença foi invadido pelas tropas soviéticas, que puseram fim ao sonho da chamada Primavera de Praga e consequentemente à democratização daquele território.
Quando iniciaram este projeto, Yuri Dojc era um fotógrafo consagrado pelos seus retratos de judeus sobreviventes do Holocausto, e Katya Krausova era uma cineasta de sucesso. Viviam há quase 40 anos fora do seu país. Os seus destinos cruzaram-se pelo seu interesse comum em aprofundar a história da Checoslováquia. Juntos desde 2005, viajaram durante dez anos por uma Eslováquia arrasada pela guerra à procura das memórias dos judeus sobreviventes do Holocausto, das suas raízes e das suas identidades, numa tentativa de resgatar a cultura histórica judaica.
As imagens que se apresentam em Last Folio são o resultado do seu trabalho, o último testemunho de uma cultura, da história de um povo — uma história que foi brutalmente interrompida quando das deportações para os campos de concentração, em 1942. São imagens únicas pela sua autenticidade e intensidade, tão belas quanto trágicas, de ruínas de escolas, de sinagogas, de livros e de objetos. A exposição inclui ainda um conjunto de retratos contemporâneos de sobreviventes do Holocausto e um filme que, de uma forma poética, nos tocam e testemunham as cicatrizes da tragédia nazista e da destruição da cultura judaica.
Last Folio é sem dúvida uma experiência dolorosa e profunda, um espaço que expõe a destruição cultural de uma civilização, um espaço de meditação que nos obriga a reagir, a refletir, a questionar o mundo em que vivemos, onde muitos ainda não têm voz, e a exigir que a liberdade e a tolerância sejam os valores fundamentais do século XXI. Cabe a cada um de nós ter a vontade e a capacidade para concretizar esta mudança.
Curadoria de Katya Krausova.
Exposição patente até: 29/05/2022.
Imagem: © Yuri Dojc.
Last Folio, website oficial.
Inauguração: Quinta-feira, 27 de janeiro, das 17h00 às 19h00, com entrada livre. Saiba mais aqui.
VISITAS ORIENTADAS
Estão programadas visitas orientadas à exposição nos dias 29 de janeiro; 12 de fevereiro; 12 de março; 9 de abril, 28 de maio e 29 de maio, às 16 horas.
As visitas requerem inscrição prévia, aqui.
A primeira visita, dia 29 de janeiro, será conduzida pela curadora, Katya Krausova, em inglês. Inscrição prévia.
A última visita, dia 29 de maio, às 16h, será conduzida pela curadora, Katya Krausova, em inglês. Inscrição prévia.
ATIVIDADE CONTÍNUA
«Que memórias cabem num livro?»
A exposição «Last Folio» parte da premissa de que é necessária a preservação tanto da memória coletiva como da individual para que construamos um futuro melhor. Sendo o livro o guardador de memórias e emoções por excelência, construiremos nesta atividade contínua um livro coletivo com as memórias de cada um. O que nos lembramos da infância? Que acontecimentos nos marcaram? O que queremos deixar para memória futura?
Para todas as idades
Sábados e Domingos das 15:00 às 18:00
Sem inscrição prévia | Participação gratuita. Saiba mais aqui.
Esta exposição foi possível graças a:
Embaixada da República Eslovaca em Lisboa
Embaixada de Israel em Portugal
Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa
Embaixada do Canadá em Portugal
Epson
Blue Crow
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt