A Minha Obra e Eu - Albuquerque Mendes
#MCB_Online O Museu Coleção Berardo lançou um convite a artistas portugueses representados na Coleção Berardo para falarem sobre as suas obras. Nesta semana, o artista Albuquerque Mendes fala-nos dos seus trabalhos pertencentes à Coleção Berardo.
Albuquerque Mendes (Trancoso, 1953) utiliza a pintura e a performance como meios preferenciais de expressão. O artista é considerado uma importante referência da performance em Portugal. A sua obra tem sido apresentada, desde a década de 1970, em diferentes museus e instituições nacionais e internacionais. Participou em alguns dos mais importantes festivais do performance, ao lado de artistas como Hermann Nitsch, Robert Filliou e Orlan, e ganhou notoriedade em 1977, quando participou na exposição Alternativa Zero, de grande importância para o panorama da arte portuguesa da segunda metade do século XX. Nas suas obras, predominam os temas relacionados com a simbologia religiosa e os autorretratos.
Integrou, na década de 1970, o Grupo Puzzle. Este coletivo foi fundado por um conjunto de artistas que procuravam intervir no espaço urbano — ao qual também pertencia Gerardo Burmester, com quem Albuquerque Mendes fundou, em 1982, no Porto, a Associação de Arte Espaço Lusitano.
Em novembro de 2001, a Fundação de Serralves realizou a sua primeira exposição antológica, e mais recentemente participou na exposição coletiva Quel Amour!?, no Museu Coleção Berardo, entre 2018 e 2019. Recebeu os Prémios Nadir Afonso (1983) e Amadeu de Sousa Cardoso (1997).
Conheça as obras do artista aqui: https://pt.museuberardo.pt/colecao/artistas/359
Partilhe com amigos e família! Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
◼ Visite-nos, o museu está aberto todos os dias, das 10h00 às 19h00, última entrada às 18h30.
◼ Compre o seu bilhete online, aqui.
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt