A Minha Obra e Eu: Joana Vasconcelos

A Minha Obra e Eu: Joana Vasconcelos

17/02/21
Body: 

Vídeo disponível dia 17 de fevereiro de 2021, às 17h00. Guarde na agenda!


#MCB_Online​ O Museu Coleção Berardo lançou um convite a artistas portugueses representados na Coleção Berardo para falarem sobre as suas obras. Nesta semana, Joana Vasconcelos fala-nos das obras «Coração Independente Vermelho», 2005, e «Néctar», 2006.

Joana Vasconcelos (Paris, 1971) vive e trabalha em Lisboa. Utiliza nas suas obras uma grande variedade de materiais, escalas e referências, misturando modernidade e tradição e apropriando-se de objetos do quotidiano através da descontextualização, acumulação e repetição, alterando assim a sua funcionalidade e identidade. Utiliza a escultura e a instalação como meios preferenciais para se debruçar sobre problemáticas e técnicas associadas à tradição e cultura popular, com alusões ao universo pop e ao universo feminino.

Expõe regularmente desde 1994. O reconhecimento internacional surgiu com a participação na 51.ª Bienal de Veneza, em 2005. Realizou exposições individuais e projetos em diversas instituições nacionais e internacionais e participou em inúmeras exposições coletivas. As intervenções no domínio de arte pública assumem especial relevância no trabalho da artista, que, em 2006, venceu com a peça «Néctar» o concurso para a inauguração do Museu Coleção Berardo.

Em 2000, recebeu o Prémio EDP Novos Artistas. Em 2010, apresentou no Museu Coleção Berardo a sua primeira exposição retrospetiva, intitulada «Sem Rede».

Imagem: Joana Vasconcelos com a obra «Coração Independente Vermelho», 2005. Fotografia: Luís Vasconcelos. Cortesia: Atelier Joana Vasconcelos.


Descubra toda a programação online do Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo. Informações pelo e-mail servico.educativo@museuberardo.pt


Veja também no Facebook e Instagram do Museu.
Partilhe com amigos!

O Museu está fechado, mas a Cultura está online. #FiqueEmCasa