"A Minha Obra e Eu": Jorge Molder
#MCB_Online O Museu Coleção Berardo lançou um convite a artistas portugueses representados na Coleção Berardo para falarem sobre as suas obras. Nesta semana, Jorge Molder fala-nos da série Nox.
Jorge Molder (Lisboa, 1947), artista plástico, utiliza a fotografia como meio de expressão e é uma das maiores referências da fotografia contemporânea portuguesa, com um relevante e consistente percurso nacional e internacional.
Alicerçado na pesquisa sobre a autorrepresentação, a partir da década de 1980 produz séries ficcionadas em que revela uma relação performativa com a fotografia através da utilização do seu próprio corpo como modelo. Recorrendo a objetos e adereços, e privilegiando a imagem a preto e branco, cria personagens — influenciado pelo universo da literatura e do cinema — para abordar temas como o sonho, o sono, o quotidiano, a fragilidade humana e a passagem do tempo, deixando espaço no seu trabalho para o acaso e o erro.
Dirigiu, entre 1994 e 2008, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, instituição onde exerceu funções como assessor desde 1990. Recebeu em 2007 o prémio AICA de Artes Visuais e em 2010 o Grande Prémio EDP/Arte. Representou Portugal nas Bienais de São Paulo (1994) e Veneza (1999), apresentando nesta a série Nox.
Descubra toda a programação online do Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo. Informações pelo e-mail servico.educativo@museuberardo.pt
Conheça as obras do artista aqui: https://pt.museuberardo.pt/colecao/artistas/377
Partilhe com amigos e família! Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
◼ Visite-nos, o museu está aberto todos os dias, das 10h00 às 19h00, última entrada às 18h30.
◼ Compre o seu bilhete na Bilheteira online, aqui.
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt