A Minha Obra e Eu: Julião Sarmento

A Minha Obra e Eu: Julião Sarmento

26/02/21
Body: 

#MCB_Online O Museu Coleção Berardo lançou um convite a artistas portugueses representados na Coleção Berardo para falarem sobre as suas obras. Nesta semana, Julião Sarmento fala-nos da obra «Wasting My Time With You #928», de 1994.

Julião Sarmento (Lisboa, 1948), artista plástico, utiliza e combina nas suas obras diferentes suportes como a pintura, o desenho, a fotografia, o vídeo, o som, a escultura, a performance e a instalação. É considerado uma das figuras mais relevantes da arte portuguesa contemporânea, com um reconhecido e intenso percurso de internacionalização que mantém desde a década de 1970.

A sua obra distingue-se pelas inúmeras referências e relações que estabelece com a literatura, o cinema, a música, a arquitetura — enquanto territórios de imagens e narrativas —, em torno da representação da figura humana, geralmente associada ao desejo, ao erotismo, ao voyeurismo, à violência e à compulsividade, sempre sugeridos através da ocultação e fragmentação de imagens e pelos títulos que atribui às suas obras.

Esteve presente na Documenta de Kassel (1982, 1987) e nas Bienais de Paris (1981), Veneza (1980, 2001, 2010) e São Paulo (1992, 2002), tendo representado o país na Bienal de Veneza em 1997. Foi distinguido com o Prémio Internacional Il Lazio, Itália, em 2009, e venceu em 2012 o Prémio AICA de Artes Visuais.


Descubra toda a programação online do Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo. Informações pelo e-mail servico.educativo@museuberardo.pt


O Museu está fechado, mas a Cultura está online. #FiqueEmCasa

Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.