Abertura da exposição «Prémio A Arte Chegou ao Colombo. Exposição de Finalistas» | 14 de abril, 15h00

05/04/2021

O Museu Coleção Berardo inaugura a exposição Prémio A Arte Chegou ao Colombo. Exposição de Finalistas no dia 14 de abril de 2021, a partir das 15h. A abertura terá entrada livre e contará com a presença dos artistas Adriana Proganó, AMANTE, Ana Malta AKA NUMPÁRA, Atelier Contencioso, Duarte Perry, Henrique Neves, Manuel Rodrigues Almeida, Maria de Brito Matias, Nicoleta Sandulescu e Tomé Capa.

No ano em que assinalou a sua 10.ª edição, a iniciativa A Arte Chegou ao Colombo, promovida pelo Centro Colombo e co-organizada pela State of the Art, lançou um prémio de arte com o objetivo de apoiar artistas emergentes. As obras dos concorrentes foram avaliadas por um júri constituído pelos representantes dos parceiros do prémio: a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, a Fundação D. Luís I, o Museu Coleção Berardo, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e, ainda, um representante da Sonae Sierra. A exposição no Museu Coleção Berardo apresenta uma seleção de dez obras dos artistas finalistas do concurso com o «objetivo principal de incentivar os artistas participantes a criar uma obra de arte cujo denominador comum seja "o impacto da pandemia COVID-19"».

O Atelier Contencioso, com a instalação Sopro, é o vencedor desta 1.ª edição do Prémio A Arte Chegou ao Colombo. Adriana Proganó, Ana Malta AKA NUMPÁRA, AMANTE, Duarte Perry, Henrique Neves, Manuel Rodrigues Almeida, Maria de Brito Matias, Nicoleta Sandulescu e Tomé Capa são os restantes nove finalistas que verão os seus trabalhos de escultura, pintura e instalações de arte apresentados nesta exposição.

A exposição fica patente até ao dia 23 de maio de 2021.

O limite máximo de visitantes em simultâneo será de 40 pessoas. O Museu Coleção Berardo reserva-se o direito de alterar estas condições, caso existam alterações nas regras impostas pelo atual Estado de Emergência. O Museu cumpre todas as regras para lhe proporcionar uma visita em segurança. Agradecemos a sua colaboração.