«Imutável: Desenhando História». Conferência por Chris Lee. 25 de novembro, 16h30

25/11/2022

Imutável: Desenhando História é um novo livro que detalha uma genealogia temática dos documentos — o género mais banal do design gráfico — e o seu cruzamento com o estadismo e colonialismo/dade. Isto é enquadrado numa cronologia com cerca de 5000 anos, imbricada no desenvolvimento do dinheiro e da escrita, das placas de barro da Mesopotânea à contabilidade e distribuição blockchain. A imutabilidade afigura-se como um imperativo do design e uma hermenêutica para considerar as técnicas de segurança (materiais, tecnológicas, homicidas, administrativas) contra a entropia do movimento de um documento através do espaço, tempo e disputa.

Uma visão global do livro preparará o palco para uma discussão. Este evento convida especulação e debate sobre as implicações de centrar o documento na narrativa da história do design gráfico, e como podemos pensar sobre quem é o designer e o que faz.

Através de uma conversa, espera-se também poder explorar possibilidades para desafiar algumas das nossas assunções enquanto estudantes, professores, investigadores e profissionais, como um ponto de partida para imaginar outras formas de estudar e de fazer design.

25 de novembro, sexta-feira, às 16h30. Auditório do Museu.
Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.
Conferência em inglês, com tradução simultânea para português.

Apresentada pelo COW – Center for Other Worlds, e organizada pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo.