Podcast POP OUT

Podcast POP OUT
25/05/2021
Corpo de texto: 

#PopOut | O que têm em comum as identidades queer, feministas e decoloniais? Como é que isso diz respeito a todos e à arte? Como olhar para as obras de Picasso, Bacon, Mendieta, Ângela Ferreira, entre outros, nesta perspectiva?

POP OUT é um podcast do Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo, uma conversa entre Andreia Coutinho e Maribel Mendes Sobreira.

Cada episódio problematiza os temas apresentados, criando um diálogo em torno da reflexão ou das obras realizadas por alguns artistas presentes na Coleção, na linha temporal do século XX e XXI, e desenvolvendo um olhar sobre as suas posições políticas, que muitas vezes são pouco conhecidas.

Onde ouvir?
Spotify https://spoti.fi/3bMxbmB | Apple Podcasts https://apple.co/2QFsFPc |  +aplicações https://bit.ly/3oGLBtv &
https://anchor.fm/popoutmuseuberardo
 

Maribel Mendes Sobreira vive e trabalha em Lisboa. É arquiteta, curadora e investigadora. As suas áreas de interesse deambulam nos entres e cruzam a reflexão filosófica com a arte e arquitetura. Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutoranda em Filosofia na Faculdade de Letras Universidade de Lisboa na área da Estética e Filosofia da Arte, foi bolseira FCT de 2016 a 2020. É membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e da ISPA (International Society for the Philosophy of Architecture). Concebe e orienta atividades de sensibilização para as artes e arquitetura, e colabora com o Museu Coleção Berardo desde 2007 e o MAAT desde 2020. Lecionou entre 2014 e 2018 vários módulos na disciplina Estética e Ética da Paisagem do Mestrado Integrado em Arquitetura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia e do Mestrado em Filosofia no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou a sua prática curatorial em 2019 com o projeto ARQUIVO EXQUIS, e é cofundadora do ColectivoFACA — um projeto de curadoria e cidadania ativa que questiona as narrativas da cultura visual, não apagando a história, cruzando as diversas narrativas. Tem publicado artigos na área da reflexão sobre arquitetura, património urbano e teoria da arte, entre os quais se destacam: «Relation of Architecture and Philosophy in the tragedy of culture» (2018); «Cidade como chôra e abrigo: sobre a essência da arquitectura» (2019); «Istranzu: Para um ensaio estético da tasca» (2019); «Tempo do informe» (2020).
 

Andreia C. Coutinho (1986) é ilustradora e mediadora educativa. Licenciada em Pintura pela FBAUL (2009) e Master of the Arts em Ilustração pela Kingston University (2015). É autora da zine Hair (SapataPress, 2018) e colaboradora em vários projetos de publicação independente em Portugal. Trabalha em museus desde 2010, com experiência em Portugal e no Reino Unido, e é um dos membros fundadores do coletivo de ativismo curatorial ColectivoFACA.
 

Podcasts disponibilizados quinzenalmente, a partir de 25 de maio, no Spotify, Apple Podcasts, Anchoroutras plataformas

Conceção e orientação: Maribel Mendes Sobreira e Andreia Coutinho
Captação técnica e arranjo: Nuno Lacerda


2º Episódio - Apropriação dos artefactos e primitivismo

Terça-feira, 8 de junho 2021 

Pretendemos refletir sobre as influências do objeto de arte a partir do séc XX, nomeadamente a partir do cubismo. Utilizaremos como referências Pablo Picasso e Modigliani para iniciar a discussão acerca de questões coloniais. Porque é que a arte tradicional africana foi considerada menor e foi vista como veículo de inspiração de um génio, mas os trabalhos feitos a partir dela foram considerados obras de arte, adquirindo um estatuto superior?

 



1º Episódio - O Armário Toma o Museu

Terça-feira, 25 de maio de 2021

Neste episódio, através de uma conversa com Cristina Gameiro, coordenadora do serviço educativo, debateremos o eixo central do podcast: as visões feministas, decoloniais e queer presentes dentro e fora do mundo da Arte, aplicadas a artistas, obras e movimentos presentes nesta Coleção,  e o porquê da relevância destas outras leituras dentro de uma coleção como a do Museu Coleção Berardo, desmistificando os chamados temas da “moda”.



POP OUT - Trailer de lançamento



Onde ouvir:

Spotify https://spoti.fi/3bMxbmB | Apple Podcasts https://apple.co/2QFsFPc

+aplicações https://bit.ly/3oGLBtv 

https://anchor.fm/popoutmuseuberardo