Podcast POP OUT
#PopOut | O que têm em comum as identidades queer, feministas e decoloniais? Como é que isso diz respeito a todos e à arte? Como olhar para as obras de Picasso, Bacon, Mendieta, Ângela Ferreira, entre outros, nesta perspectiva?
POP OUT é um podcast do Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo, uma conversa entre Andreia Coutinho e Maribel Mendes Sobreira.
Cada episódio problematiza os temas apresentados, criando um diálogo em torno da reflexão ou das obras realizadas por alguns artistas presentes na Coleção, na linha temporal do século XX e XXI, e desenvolvendo um olhar sobre as suas posições políticas, que muitas vezes são pouco conhecidas.
Onde ouvir?
Spotify https://spoti.fi/3bMxbmB | Apple Podcasts https://apple.co/2QFsFPc | +aplicações https://bit.ly/3oGLBtv &
https://anchor.fm/popoutmuseuberardo
Maribel Mendes Sobreira vive e trabalha em Lisboa. É arquiteta, curadora e investigadora. As suas áreas de interesse deambulam nos entres e cruzam a reflexão filosófica com a arte e arquitetura. Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutoranda em Filosofia na Faculdade de Letras Universidade de Lisboa na área da Estética e Filosofia da Arte, foi bolseira FCT de 2016 a 2020. É membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e da ISPA (International Society for the Philosophy of Architecture). Concebe e orienta atividades de sensibilização para as artes e arquitetura, e colabora com o Museu Coleção Berardo desde 2007 e o MAAT desde 2020. Lecionou entre 2014 e 2018 vários módulos na disciplina Estética e Ética da Paisagem do Mestrado Integrado em Arquitetura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia e do Mestrado em Filosofia no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou a sua prática curatorial em 2019 com o projeto ARQUIVO EXQUIS, e é cofundadora do ColectivoFACA — um projeto de curadoria e cidadania ativa que questiona as narrativas da cultura visual, não apagando a história, cruzando as diversas narrativas. Tem publicado artigos na área da reflexão sobre arquitetura, património urbano e teoria da arte, entre os quais se destacam: «Relation of Architecture and Philosophy in the tragedy of culture» (2018); «Cidade como chôra e abrigo: sobre a essência da arquitectura» (2019); «Istranzu: Para um ensaio estético da tasca» (2019); «Tempo do informe» (2020).
Andreia C. Coutinho (1986) é ilustradora e mediadora educativa. Licenciada em Pintura pela FBAUL (2009) e Master of the Arts em Ilustração pela Kingston University (2015). É autora da zine Hair (SapataPress, 2018) e colaboradora em vários projetos de publicação independente em Portugal. Trabalha em museus desde 2010, com experiência em Portugal e no Reino Unido, e é um dos membros fundadores do coletivo de ativismo curatorial ColectivoFACA.
Podcasts disponibilizados quinzenalmente, a partir de 25 de maio, no Spotify, Apple Podcasts, Anchor e outras plataformas
Conceção e orientação: Maribel Mendes Sobreira e Andreia Coutinho
Captação técnica e arranjo: Nuno Lacerda
13º episódio, Nós Inacabados
Terça-feira, 9 de novembro de 2021
Neste último episódio da série, vamos tocar em pontas soltas de outros episódios — desde a questão do Antropoceno e de uma história romântica da natureza vista por uma sociedade capitalista e extrativista, que se vai refletir na produção artística (Land Art), passando também pelo questionamento dessa atitude por artistas contemporâneos, a sobreposições e desdobramentos de temas abordados presentes em artistas na coleção. E concluímos que é impossível «dar nó» a estas conversas.
12º episódio, Land Art e Ancestralidade
Terça-feira, 26 de outubro de 2021
Desde que a sociedade se transformou numa sociedade de consumo e espetáculo, as preocupações ecológicas têm andado de mãos dadas com a cultura visual, servindo em alguns pontos como crítica ou denúncia das transformações ambientais. Neste episódio, abordaremos as questões ambientais, o valor do mundo que habitamos e como, através da arte, podemos pensar a nossa ligação ancestral com a terra, com a Natureza.
11º episódio, Racialidade
Terça-feira, 12 de outubro de 2021
As experiências do mundo da produção artística serão universais? Quando os artistas trazem na sua subjetividade o outro racializado, como é que isso existe no seu trabalho? Neste episódio, exploramos como pode o museu trabalhar as questões racializadas, as ausências visíveis destes artistas e a importância de aquelas estarem no museu, dialogando com as obras de Jean-Michel Basquiat, Mariko Mori (patentes na coleção) e Mickalene Thomas.
10º episódio, Três visões decoloniais (Ângela Ferreira, Gabriel Orozco e Adriana Varejão)
Terça-feira, 28 de setembro de 2021
Neste episódio abordaremos como a arte explora as feridas históricas, centrando o debate em como a cultura visual nos dá a ver essas feridas e como o mundo estruturado na colonialidade moldou a leitura que temos do outro. Através destas visões, vamos pensar as questões de existir e produzir nas periferias do mundo e a forma como os temas coloniais são tratados por três artistas patentes na coleção — Ângela Ferreira, Gabriel Orozco e Adriana Varejão —, bem como de que modo estes se posicionaram politicamente.
9º Episódio - O Flagelo do HIV
Terça-feira, 14 de setembro de 2021
Em 1986, Ronald Reagan fala pela primeira vez sobre o vírus do HIV no Congresso Americano. Devido ao vírus e aos medos a ele associados, alteraram-se noções de proximidade, intimidade e comunidade. Iremos falar de como artistas e membros da comunidade artística foram afetados pelo HIV/SIDA e de como esta doença mudou o panorama do mundo, e com ele o mundo das artes e dos afetos.
8º Episódio - O limite do corpo: as práticas performativas
Terça-feira, 31 de agosto de 2021
Como vimos no episódio 4, as lutas sociais e de emancipação influenciaram a nova visão do mundo, tanto a nível económico, como científico e cultural. As manifestações artísticas que se sucedem exploram os limites da representação, começando a utilizar o corpo como instrumento, médium. Neste episódio exploramos a performance e como esta mudou a relação com o objeto artístico e com as identidades individuais e coletivas.
7º Episódio - Ferramentas corporais e identidade
Terça-feira, 17 de agosto de 2021
Neste 7.º episódio mostraremos como a arte pode trazer corpos outros para o museu, quebrando com o imaginário instituído e normativo dos corpos. Para isso falaremos de artistas que usam o corpo como janela para uma comunidade, para os estereótipos impostos, ou histórias e memórias pessoais. Artistas que trazem e fazem comunidade ou artistas em que o seu próprio corpo já é matéria que espelha uma crítica social. A título de exemplo falaremos dos trabalhos de Nan Goldin, Cindy Sherman e Francesca Woodman.
6º Episódio - Queerness e a Pop
Terça-feira, 3 de agosto de 2021
«Debaixo de uma máscara, uma outra máscara.» Artistas que no século XX vão destabilizar a relação complexa entre sexo, corpo e género: a forma como interpretamos o nosso género em relação com o nosso corpo estrutura as nossas vidas, que comportamentos são esperados de nós ou que responsabilidades assumimos. Cada vez mais se defende que o género é fluido, sugerindo que não é fixo pela biologia, mas antes que varia de acordo com preferências culturais e individuais.
5º Episódio - O corpo e o olhar: o "male gaze"
Terça-feira, 20 de julho de 2021
Neste episódio falaremos sobre o conceito de male gaze, que construiu a ideia que se tem da representação feminina. Os cânones da arte, vindos de séculos passados, foram contrapostos por novos olhares que observam o corpo como identidade, ponto de agência ou como objeto de desejo atípico. Aqui, o corpo é visto como um objeto, mas aos olhos de quem? Problematizaremos como esta pode ou não ser desconstruída e como o que vemos enforma a nossa relação social e corporal.
4º Episódio - Arte e as lutas sociais
Terça-feira, 6 de julho de 2021
Neste episódio conversaremos sobre o papel da arte enquanto veículo político e sobre a forma como os artistas que se assumem de modo não normativo são encarados, criando termos de reflexão. Numa década conturbada por guerras e mudanças sociais, vamos ver como, por exemplo, as greves estudantis dos anos 60 do século XX e os movimentos contracultura influenciaram as práticas artísticas a usarem a sua voz e a sua realidade, e como estas práticas influenciam a sociedade — e esta a arte.
3º Episódio - A Mulher Artista no Modernismo
Terça-feira, 22 de junho 2021
Neste episódio vamos entender o porquê de uma forte presença de mulheres nas vanguardas não significar uma grande presença das mesmas na história da arte, passando pelas faltas de acesso deliberadas na sua formação (Bauhaus), por exemplo, e pelo problema da escolha de críticos que as relegam para papéis secundários.
2º Episódio - Apropriação dos artefactos e primitivismo
Terça-feira, 8 de junho 2021
Pretendemos refletir sobre as influências do objeto de arte a partir do séc XX, nomeadamente a partir do cubismo. Utilizaremos como referências Pablo Picasso e Modigliani para iniciar a discussão acerca de questões coloniais. Porque é que a arte tradicional africana foi considerada menor e foi vista como veículo de inspiração de um génio, mas os trabalhos feitos a partir dela foram considerados obras de arte, adquirindo um estatuto superior?
1º Episódio - O Armário Toma o Museu
Terça-feira, 25 de maio de 2021
Neste episódio, através de uma conversa com Cristina Gameiro, coordenadora do serviço educativo, debateremos o eixo central do podcast: as visões feministas, decoloniais e queer presentes dentro e fora do mundo da Arte, aplicadas a artistas, obras e movimentos presentes nesta Coleção, e o porquê da relevância destas outras leituras dentro de uma coleção como a do Museu Coleção Berardo, desmistificando os chamados temas da “moda”.
POP OUT - Trailer de lançamento
Onde ouvir:
Spotify https://spoti.fi/3bMxbmB | Apple Podcasts https://apple.co/2QFsFPc
+aplicações https://bit.ly/3oGLBtv
https://anchor.fm/popoutmuseuberardo
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt