Programa Especial no âmbito da exposição No Place Like Home
Em 1917 Marcel Duchamp apresentou a obra a “Fonte” à Sociedade de Artistas Independente de Nova Iorque. A exposição No Place Like Home, que inaugura a 28 de fevereiro no Museu Coleção Berardo, celebra o centenário desta obra que se tornou um dos readymades mais conhecidos. A mostra examina a forma como os artistas incorporaram e transformaram objetos domésticos e do quotidiano na criação artística, em parte através da influência de Duchamp. Estes objetos perdem os seus significados utilitários e, sob uma nova estratégia, ganham uma nova leitura, assim constituindo uma outra forma de olhar, ver e interpretar.
Partindo desta herança histórica, o Serviço Educativo preparou uma programação especial comemorativa do centenário da obra «Fonte», entre visitas temáticas, cursos, atividades para famílias e oficinas de férias.
Sofia Nunes, crítica de arte, concebeu uma visita temática intitulada “He CHOSE it, Fonte 1917”, que explora o caminho de que a ideia de arte foi invertida, bem como as convenções tradicionais que a sustentavam. Esta visita vai realizar-se duas vezes por mês, de março a maio, aos sábados às 17h30 sob marcação prévia.
No mês de maio decorrerá o curso "Semiótica da Cozinha - A Transitoriedade do Objeto. De Marcel Duchamp a Martha Rosler”, com orientação dos artistas e investigadores Ana Rito e Hugo Barata. Este curso vai procurar analisar as estratégias da apropriação, do desvio, da recombinação, da simulação e da citação nas artes visuais, desde o início do século XX à contemporaneidade. Aos adultos dedicaremos ainda uma atividade contínua, aos sábados e domingos à tarde, onde convidamos o nosso público a jogar com os sentidos dos objetos, fazendo um arquivo fotográfico das diferentes apropriações.
Já as famílias poderão explorar os conceitos desta exposição através de atividades aos domingos às 11h00, para crianças dos 2-4 anos, e às 15h00 para crianças dos 5-10 anos. De igual modo, as oficinas de férias de Páscoa dão oportunidade a crianças dos 4 aos 13 anos de criar os seus próprios readymades, trazendo objetos de casa e do seu quotidiano de forma a questionarem o que é a arte, para que serve, o que é uma obra ou o que é o belo.
Por fim as escolas, sempre bem-vindas a este museu, poderão realizar visitas orientadas sob marcação prévia, existindo para os mais novos, primeira infância (2-3 anos) e pré-escolar, duas visitas-jogo, são elas “De pernas para o ar” e “Está alguém em casa?”, para o 1.º e 2.º ciclo a visita-jogo “A minha primeira no universo do readymade” e para o 2.º e 3.º ciclo "Caderno de investigação" e por fim para secundário e universitário as temáticas "Vai mais é pr'a casa - Arte, feminismo e esfera doméstica" e “A apropriação de objetos do quotidiano: reflexões a partir de "No Place Like Home”.
Datas da programação especial para a exposição No Place Like Home:
“He CHOSE it, Fonte 1917” - Visita temática orientada pela Crítica de Arte Sofia Nunes
10 e 24 de março
7 e 21 de abril
12 e 26 de maio
Sábados às 17h30, com marcação prévia.
Limite de participantes: 12 (doze) pessoas por visita
Visita Guiada: Percurso pela exposição No Place Like Home
TODOS OS SÁBADOS E DOMINGOS
16h00 | 16h30 | 17h00
Piso -1
Entrada gratuita sem marcação prévia
Limite de participantes: 20 pessoas por visita
Ponto de encontro: receção do museu
Curso "A Semiótica da Cozinha - A Transitoriedade do objeto, de Marcel Duchamp a Martha Rosler”, com orientação dos artistas e investigadores Ana Rito e Hugo Barata.
Total 9h (3 sessões: 5, 12 e 19 de maio, sábados, das 14h30 - 17h30)
Apropriações do quotidiano - Atividade contínua
Sábados e domingos das 15h00 – 18h00 de março a 3 de junho
Férias de Páscoa:
26 a 29 de março e 2 e 6 de abril das 9h30 às 17h30
Famílias:
De pernas para o ar - Atividade de famílias (2-4 anos), domingos, às 11h00
18 de março
22 de abril
27 de maio
Está alguém em casa? - Atividade de famílias (2-4 anos), domingos, às 11h00
4 de março
8 de abril
13 de maio
3 de junho
A primeira vez no universo do readymade – Atividades de famílias (5-10 anos), domingos, às 15h00
11 de março
15 de abril
20 de maio
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt