Programação online de 10 a 28 de fevereiro

09/02/2021

9 de fevereiro - As escolhas dos críticos

Jannis Kounellis por Bernardo Pinto de Almeida

Nesta visita do ciclo «As escolhas dos críticos», que decorreu no dia 24 de março de 2018 e que agora poderá ver online, Bernardo Pinto de Almeida fala-nos da obra Sem título, 1971, de Jannis Kounellis.
Bernardo Pinto de Almeida, professor catedrático na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e crítico de arte, venceu em 1983 o prémio AICA/Gulbenkian de Crítica de Arte. Comissariou diversas exposições em Portugal e Espanha. Foi membro da Comissão de Compras da Fundação de Serralves (1990–1996) e representante do Estado no Conselho de Administração da Fundação Coleção Berardo (2005–2009). Colabora desde 1981 com publicações especializadas e publicou diversas obras de ensaio, de poesia e textos em catálogos de arte moderna e contemporânea.

14 de fevereiro — Falem-nos de Amor

Uma conversa com José Gameiro, Marta Crawford, Éric Corne e Rita Lougares

No dia 14 de fevereiro, domingo, o Museu Coleção Berardo apresentará a conversa «Falem-nos de Amor», realizada no dia 16 de fevereiro de 2019, aquando do encerramento da exposição Quel Amour!?

17 de fevereiro — A minha obra e eu

Joana Vasconcelos fala-nos das obras Néctar, 2006, e Coração Independente Vermelho, 2005

O Museu lançou um convite a artistas portugueses representados na Coleção Berardo para falarem sobre as suas obras. No dia 17 de fevereiro, quarta-feira, será a vez de Joana Vasconcelos.
Imagem: Joana Vasconcelos com a obra Coração Independente Vermelho, 2005. Fotografia de Luís Vasconcelos para o Atelier Joana Vasconcelos.

24 de fevereiro — As escolhas dos críticos

Hannish Fulton por Luca Vargiu

Nesta visita do ciclo «As escolhas dos críticos», que poderá ver online no dia 24 de fevereiro, quarta-feira, Luca Vargiu, investigador e professor de Estética na Universidade de Cagliari, fala-nos da obra The Pilgrims Way, 1991, de Hannish Fulton. Veja o teaser desta visita aqui. Fique atento à sua caixa de e-mail.

27 de fevereiro — A minha obra e eu

Julião Sarmento fala-nos da obra Wasting My Time With You #928, 1994

No dia 27 de fevereiro, sábado, será a vez de Julião Sarmento. Fique atento às nossas redes sociais.

Reveja online as exposições patentes no Museu

Dar corpo ao vazio

Reveja a visita à exposição de Cristina Ataíde, orientada pela artista e pelo curador Sérgio Fazenda Rodrigues.

Assista agora

Coleção Berardo e Constelações III

Reveja a abertura da exposição Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX e do projeto Constelações III: uma coreografia de gestos mínimos. Com Rita Lougares, diretora artística do Museu, Ana Rito e Hugo Barata, curadores do projeto Constelações III.

Assista agora

Brevemente online

Programa Envolver [para Escolas]

O Serviço Educativo do Museu lançará em março um programa de visitas online, destinado a alunos do pré-escolar ao ensino secundário. Esteja atento.