As Escolhas dos Críticos: Piet Mondrian por Pedro Lapa | #MCB_Online

As Escolhas dos Críticos: Piet Mondrian por Pedro Lapa | #MCB_Online

18/01/14
Body: 

#MCB_Online - Nesta visita do ciclo «As escolhas dos críticos», que se realizou no dia 18 de janeiro e que agora poderá rever online, Pedro Lapa dá-nos a conhecer  a obra Tableau (amarelo, preto, azul, vermelho e cinzento,) de 1923, de Piet Mondrian, pertencente à coleção do museu.
Nesta visita procurou situar essa obra no percurso do artista, relevando os aspetos mais caraterísticos do período em que esta se situa — o neoplasticismo —, e também perceber certas hesitações e problemas por ela gerados, ainda pouco pensados, que só mais tarde viriam a ter pleno desenvolvimento.

Pedro Lapa é professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor artístico do Museu Coleção Berardo de 2011 a 2017, e diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado e curador da Ellipse Foundation de 2004 a 2008. Entre 2008 e 2010, foi professor convidado da Escola das Artes da Universidade Católica de Lisboa. É doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Comissariou muitas exposições em todo o mundo e em 2001 foi o curador da representação portuguesa à Bienal de Veneza. É autor de mais de trinta publicações individuais sobre arte moderna e contemporânea, portuguesa e internacional. O Grémio Literário atribuiu-lhe o Grande Prémio de 2008, e o Ministro da Cultura de França, Frédéric Mitterrand, concedeu-lhe a distinção de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres em 2010.       


Assista a este vídeo também no Facebook, Instagram IGTV e canal Youtube do Museu.


Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter, em @museuberardo. Partilhe com amigos e família!
#MCB_OnlineKids #MCB_Online #MuseuBerardo  #FiqueEmCasa


 

«As escolhas dos críticos» é um ciclo de visitas orientadas por críticos e historiadores da arte que visa promover leituras mais específicas e aprofundadas de aspetos particulares da Coleção Berardo selecionados por estes.

A primeira visita deste ciclo, dedicada a Piet Mondrian e à obra Tableau (amarelo, preto, azul, vermelho e cinzento), pertencente à Coleção Berardo, realizou-se no dia 18 de janeiro de 2014 e foi orientada por Pedro Lapa, diretor artístico do Museu Coleção Berardo.

Merchandising:
Portugal Museum Store /
Museu Berardo