Reflexões no âmbito da exposição «Matéria Luminal» | Pedro Lapa, "Sem sol" | Museu Coleção Berardo

Reflexões no âmbito da exposição «Matéria Luminal» | Pedro Lapa, "Sem sol" | Museu Coleção Berardo

21/11/21
Body: 

Conferência de Pedro Lapa no Museu Coleção Berardo, inserida numa série de três palestras em torno da exposição Matéria Luminal, nas quais são abordadas temáticas em torno da luz, indagando os seus múltiplos sentidos, enquanto matéria e meio de expressão plástica e visual, mas também como motivo fértil em ressonâncias históricas, poéticas e simbólicas.

21 de novembro de 2021 às 17h00 – Pedro Lapa
Sem sol


Nesta conferência, procurar-se-á traçar um percurso através de obras de artistas como Robert Delaunay, László Moholy-Nagy, Dan Flavin, Alexandre Estrela e Hito Steyerl sobre diferentes tratamentos da luz. Da complexidade da sua representação à sua produção e apresentação, a materialidade da luz e a ausência enquanto ritmo ou a sua ubiquidade entre o jogo, a vigilância e a virtualização do mundo são alguns temas suscitados pelas obras destes artistas que serão debatidos e confrontados.


Pedro Lapa é professor de História e Teoria da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi diretor artístico do Museu Coleção Berardo e anteriormente do Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado. Foi também curador da Ellipse Foundation.
De entre as suas principais publicações destacam-se Joaquim Rodrigo, a contínua reinvenção da pintura (2016); História e Interregnum. Três obras de Stan Douglas (2015). Comissariou muitas exposições, sendo as mais recentes: Joana Escoval, Mutações… The Last Poet, 2020; André Romão, Fauna, 2019.

Saiba mais sobre este ciclo de palestras aqui.