A vida em suspenso - Sessão 1
#MCB_Online Ciclo de conversas "A vida em suspenso"
Assista à primeira sessão do Ciclo de conversas "A vida em suspenso".
Vídeo disponível a partir das 17h00 de dia 2 de março, no site e redes sociais do Museu Coleção Berardo
Sessão 1 - Terça-feira, 02 março, 17h00
Blanca de la Torre (curadora)
Eugenio Ampudia (artista)
Moderação de Orlando Franco
#AVidaEmSuspenso
Blanca de la Torre
Curadora, historiadora de arte e ensaísta, especializada em arte e sustentabilidade.
Atualmente é curadora-chefe da XV Bienal de Cuenca, Equador, um dos eventos mais relevantes da América Latina, e dirige a Sala de Aula Sustentável do CAAM, sala permanente de sustentabilidade do Centro Atlântico de Arte Moderna de Las Palmas. Prepara neste momento projetos sustentáveis em museus como o MOCAB, em Belgrado, ou o Pori, na Finlândia. De 2009 a 2014, trabalhou como curadora e diretora de exposições e projetos no ARTIUM, Centro-Museu Basco de Arte Contemporânea (Vitoria-Gasteiz, Espanha). Posteriormente fez a curadoria de exposições em museus e centros de arte internacionais, destacando-se: MoCAB, Museu de Arte Contemporânea de Belgrado; Salzburger Kunstverein, Salzburgo; EFA, Elisabeth Foundation Project Space, Nova Iorque; Centro de Artes de Monterrey; Museu Carrillo Gil, Cidade do México; Museu de Arte Contemporânea de Oaxaca; Museu de Arte Contemporânea Ex Convento del Carmen Guadalajara; Museu de Arte Contemporânea de Ciudad Juárez; Museu de Arte Contemporânea de Sonora; NC-Arte, Bogotá; RAER, Academia Real de Espanha em Roma; Centro de Arte Contemporânea LAZNIA, Gdansk; Sala Alcalá 31, Madrid; CentroCentro, Madrid; Fernán Gómez, Madrid; NGMA, Galeria Nacional de Arte Moderna, Nova Deli; MUSAC, Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão; Museu de Arte Contemporânea de Albuquerque; entre outros. Publicou mais de uma centena de textos especializados em livros, catálogos e revistas, e participa regularmente em conferências e simpósios internacionais sobre cultura e sustentabilidade.
Eugenio Ampudia
Eugenio Ampudia (Melgar, Valladolid, 1958) é um dos artistas espanhóis mais reconhecidos. O seu trabalho multidisciplinar recebeu o Prémio AECA para o melhor artista espanhol vivo representado na ARCO18 — já obtido em 2008 —, e o Prémio ARCO-BEEP, Coleção de Arte Eletrónica. Ainda em 2008, foi bolseiro da Delfina Foundation (Londres).
A sua obra debruça-se, com uma atitude crítica, sobre os processos artísticos, o artista enquanto gestor de ideias, o papel político dos criadores, o significado da obra de arte, as estratégias que a permitem subsistir, os seus mecanismos de produção, promoção e consumo e a eficácia dos espaços atribuídos à arte, bem como a análise e experiência de quem os contempla e interpreta.
Saiba mais sobre este ciclo de conversas aqui.
Programação:
Sessão 1 - 02 março
Blanca de la Torre (curadora)
Eugenio Ampudia (artista)
Sessão 2 – 09 março
Ana Rita António (artista)
Carlos Lérias (artista)
João Leonardo (artista)
Nuno Vicente (artista)
Sessão 3 – 16 março
Carlos Pimenta (encenador)
Fernando Poeiras (professor/ investigador)
Mirian Tavares (professora/ investigadora)
Sessão 4 – 23 março
Luísa Jacinto (artista)
Paulo Pires do Vale (filósofo/ curador)
Sara & André (artistas)
Sessão 5 - 30 março
Mesa redonda realizada na altura da exposição WAIT
Artistas: Dalila Gonçalves, Eugenio Ampudia, Orlando Franco (curador da exposição) e Pedro Cabral Santo.
Google+
Instagram
Twitter
Youtube
Tripadvisor
Google Art Project
Museu Coleção Berardo
1449-003 Lisboa, Portugal
Google Maps
21 361 287 8
(Chamada para a rede fixa nacional) www.museuberardo.pt