A vida em suspenso - Sessão 2

A vida em suspenso - Sessão 2

08/03/21
Body: 

#MCB_Online Ciclo de conversas "A vida em suspenso"

Assista à segunda sessão do ciclo de conversas "A vida em suspenso".
Vídeo disponível a partir das 17h00 de dia 9 de março, no site e redes sociais do Museu Coleção Berardo.


Sessão 2 - Terça-feira, 09 março, 17h00

Ana Rita António (artista)
Carlos Lérias (artista)
João Leonardo (artista)
Nuno Vicente (artista)
Moderação de Orlando Franco
#AVidaEmSuspenso #MCB_Online

Ana Rita António
Nasceu em Leiria em 1980. Vive e trabalha em Bergen, Noruega, desde 2002. O seu trabalho aborda questões formais e conceptuais resultantes do desenvolvimento de diversas metodologias associadas à resolução de enunciados. As metodologias são formalizadas através de instalações, fotografias de instalações ou hacking de objetos.
Após concluir a Licenciatura em Pintura da Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha (2003), a sua formação artística inclui um Mestrado em Artes Visuais na Kunstakademiet (2006), Bergen, como bolseira da Fundação Camões. Obteve ainda uma Licenciatura do departamento de Design Lab da Rietveld Academie em Amsterdão (2011). É membro da NBK (Associação de Artistas Noruegueses) e da NBF (Sociedade de Escultores da Noruega).
Integrou várias residências artísticas e dedicou-se à investigação, integrando recentemente programas como The Lab Program (2019), Cidade do México, e Pocoapoco (2019), Oaxaca. Apresenta, desde 2003, o seu trabalho em diversas exposições individuais e coletivas, e está neste momento a produzir uma exposição para a Tag Team Studio (2021), Bergen, e Bienal de Havana (2021).

Carlos Lérias
Nasceu em Lisboa em 1980. Vive e trabalha em Nova Iorque. Frequentou as Belas-Artes de Lisboa e a UdK de Berlim. Em 2009 mudou-se para Nova Iorque, onde frequentou a School of Visual Arts como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Depois de ter concluído o seu mestrado, participou em diversos projetos de artistas e em exposições, destacando-se a sua participação como diretor criativo da peça Abraham Lincoln War Veteran Projection, do artista Krzysztof Wodiczko, e diversos projetos fotográficos com a Griffin Editions.

João Leonardo
Nasceu em Odemira em 1974, e vive e trabalha em Klippan, na Suécia. É licenciado em História da Arte pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa (1996), frequentou o Programa de Estudos Independentes da Maumaus — Escola de Artes Visuais e completou o mestrado em Belas-Artes na Academia de Arte de Malmö, na Universidade de Lund (2009). Foi artista residente na International Künstlerhaus Villa Concordia (Bamberg, 2010–2011) e vencedor do Prémio EDP Novos Artistas (2005). Expõe regularmente desde 2002, tendo apresentado o seu trabalho em diversas galerias, museus e instituições públicas.

Nuno Vicente
Nasceu em Chartres em 1981. Estudou pintura na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Frequenta atualmente o mestrado de investigação em Arte e Criação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade Complutense, em Madrid. Foi selecionado para a 11.ª edição dos prémios Novos Artistas da Fundação EDP, em 2015. A sua obra foi exposta nacional e internacionalmente em locais como a Lazareto de Cagliari Centro Culturale di Arte, 2012; SAVVY Contemporary, Berlim, 2013; MAAT, 2015; Museu do Côa, 2015; Instituto Czong de Arte Contemporânea, 2016; Museu Kramskoy, Voronezh, 2018; Real Academia Sueca de Belas-Artes, Estocolmo, 2019; ou o Centre d´Art Terres Del Ebre, Catalunha. Reside atualmente em Alicante, onde realiza uma residência artística, no Centro de Artes Las Cigarreras de Alicante, e investiga a possibilidade de criação de um borboletário livre no terceiro paisagem.


Saiba mais sobre este ciclo de conversas aqui.


Programação:
Sessão 1 - 02 março
Blanca de la Torre (curadora)
Eugenio Ampudia (artista)

Sessão 2 – 09 março
Ana Rita António (artista)
Carlos Lérias (artista)
João Leonardo (artista)
Nuno Vicente (artista)

Sessão 3 – 16 março
Carlos Pimenta (encenador)
Fernando Poeiras (professor/ investigador)
Mirian Tavares (professora/ investigadora)

Sessão 4 – 23 março
Luísa Jacinto (artista)
Paulo Pires do Vale (filósofo/ curador)
Sara & André (artistas)

Sessão 5 - 30 março
Mesa redonda realizada na altura da exposição WAIT
Artistas: Dalila Gonçalves, Eugenio Ampudia, Orlando Franco (curador da exposição) e Pedro Cabral Santo.

#aVidaEmSuspenso